Fortaleza é a primeira cidade brasileira a ter uma Carta Acústica
Fortaleza sai na frente e é a primeira cidade no Brasil a criar sua Carta Acústica, documento que é um mapeamento do ruído em toda a cidade e permite identificar as principais fontes de ruído na cidade. O documento aponta que as áreas consideradas críticas são a do Aeroporto Internacional Pinto Martins, o Bairro Messejana, o Centro Dragão do Mar, na Praia de Iracema e a Avenida Godofredo Maciel, no Bairro Maraponga.
As informações da Carta Acústica permitem a integração da informação acústica no Plano Diretor Municipal de Fortaleza e servirão de base para as decisões sobre as estratégias de intervenção e sobre políticas legislativas para redução da poluição sonora.
Fortaleza é referência nacional. A cidade é pioneira na montagem da carta acústica que serve para fiscalizar a poluição sonora e apresentou seu projeto para várias secretarias do País, que poderão usá-lo como referência para suas próprias Cartas Acústicas.
A 1ª Carta Acústica de Fortaleza deverá estar completamente pronta agora em setembro e vai permitir identificar as principais fontes de ruído responsáveis pela perturbação do ambiente sonoro no espaço municipal. As cartas elaboradas por meios computacionais permitem analisar em detalhes áreas urbanas, identificar contribuições de fontes sonoras individualizadas, de origem no trânsito, no tráfego aéreo, no tráfego ferroviário, na indústria, em zonas de entretenimento (bares, restaurantes, por exemplo) ou outras. Esta informação permite estabelecer valores de atenuação acústica necessários para redução do ruído bem como definir regras para conservação e melhoria da qualidade do ambiente sonoro.