Conforto Visual
Conforto Visual  

Um bom sistema de iluminação, com o uso adequado de cores, texturas e contrastes, além da escolha correta das lâmpadas e luminárias, pode produzir ambientes que contribuem para o bem estar e conforto.


O conforto visual age na produtividade e na qualidade de vida dos que habitam ou trabalham no espaço.


A percepção da luz é essencial para o bem estar das pessoas, faz com que elas se sintam parte do universo. A noite foi conquistada através da luz artificial e, diferente da luz natural, ela pode ser controlada. Iluminar é vestir o ambiente. Um bom projeto de iluminação completa o espaço arquitetônico, valorizando suas qualidades e gerando conforto visual.


O conforto visual é o conjunto de qualidades do ambiente que o tornam agradável sob o aspecto da sua iluminação. Assim, há critérios objetivos, como a quantidade de luz necessária para as atividades desenvolvidas, o uso de luminárias que não provoquem ofuscamento.

 

Já os critérios subjetivos são mais associados à compreensão do espaço – a forma como interpretamos os pontos de tensão de um ambiente, os contrastes criados pela luz podem alterar favorável ou desfavoravelmente as nossas sensações.

 

Como obter Conforto Visual


Para obtermos um conforto visual adequado devemos escolher lâmpadas que reproduzam adequadamente as cores. E lâmpadas e luminárias que evitem o ofuscamento direto ou indireto. Devemos também lembrar que a luz mais confortável para nossos olhos é a luz natural (a qual deve ser explorada ao máximo, estimulando o consumo racional e sustentável de energia).


Para reduzir o ofuscamento:


Devemos utilizar vários focos de luz ao invés de um único ponto, utilizar luminárias que possuam barreira entre a fonte luminosa e o olho. Nunca posicionar a fonte luminosa na linha da visão e evitar superfícies altamente refletoras. Dicas:


1 - Na iluminação de jardins, evite luminárias com focos de luz na altura dos olhos do observador. Modelos menores e com proteção de vidro opaco são as mais indicadas.


2 - Para a iluminação geral dos ambientes, opte por plafons com acabamento opaco, semitransparentes ou escolha os lustres com efeitos de iluminação indireta.


3 - Na iluminação de destaques, use luminárias direcionáveis, que valorizam paredes e objetos sem causar ofuscamento. 


Atenção às cores das lâmpadas


A escolha correta da cor da lâmpada (temperatura de cor) influi diretamente na sensação que o ambiente transmite. Dependendo do uso do espaço, é melhor combinar diferentes cores para que se possa ligar diferentes sistemas, usados de acordo com a tarefa.


1 - As cores brancas são perfeitas para iluminar grandes áreas e espaços de trabalho. Normalmente grandes comércios e indústrias, como mercados e lojas de departamento, usam esta cor de iluminação. Temperatura de cor: de 3.000 a 6.000K;


2 - As cores amarelas caem muito bem em quartos e salas, por trazerem a sensação de aconchego. Temperatura de cor: igual ou inferior a 3.000K.


Cores e texturas dos objetos do ambiente


A cor e a textura dos materiais presentes no ambiente interferem diretamente no efeito da luz (na quantidade de luz refletida). Por isso é fundamental pensar na iluminação considerando estes detalhes, que serão determinantes para se alcançar o melhor resultado na de iluminação de um ambiente.


1 - Cores escuras absorvem a luz, enquanto cores claras a refletem;


2 - Superfícies com textura rugosa refletem menos a luz do que as superfícies lisas (estas podem inclusive criar reflexos que causam ofuscamento);


3 - Vidros têm índice de reflexão de 0% enquanto espelhos têm índice de reflexão de 100%.


Cores escuras combinadas com textura das superfícies permitem que um ambiente, mesmo com luz branca, seja confortável e aconchegante. Diferentes cores refletem a luz de diferentes maneiras. O preto absorve ao máximo, enquanto o branco a reflete ao máximo. Usando este princípio, combinando cores e texturas numa infinidade de possibilidades, surgem ambientes que criam diferentes sensações. Este é um dos pilares da arquitetura e decoração de ambientes.
 


UM OLHAR DIFERENCIADO
PARA O SEU ESTILO DE VIVER.

 

QUAL O SEU?

  Contemporâneo     Natural     Clean ou Arrojado

 


Credenciado Oficial - VEKA BRASIL            Empresa Associada - PRO ACÚSTICA    

Endereço:
Av. Roberto Gordon, 333, Vila Mary, 09990-090, Diadema, SP, Brasil.

+55 11 4063.7867 

  

  

 

 

 

VESTA® - Desenvolvido por Conextin 2014